"Women Are Heroes" retrata mulheres subjugadas ao redor do Mundo


Não poderia deixar passar batido o feito do jovem fotógrafo francês JR (que por motivos pessoais não revela seu nome original), e vive de utilizar as ruas ao redor do mundo como galeria para expor suas imagens de grande dimensão. O tema de suas fotos é sobre o engajamento social, compromisso, liberdade e identidade. Para que não sejam confundidos com peças publicitárias, JR só faz fotos em PB. Em 2008 esteve no Brasil, precisamente no morro da Providência, Rio de Janeiro, aonde ficou mais conhecido ao “expor” suas intervenções com imagens dos habitantes da favela. 

Inspirado por mulheres fortes e com história de vidas marcadas pelo sofrimento, o fotográfio francês, JR, decidiu viajar pelas áreas mais pobres e violentas do mundo para conhecer e expor a alegria e a esperança que ainda cultivam em meio a tantas dificuldades. O projeto fotográfico virou um documentário intitulado de “Women are Heroes” onde JR, que passou por favelas do Rio de Janeiro e do Quênia, e pelas ruas da Índia e Camboja, deu voz  ás mulheres que são descriminadas em tempos de paz e alvos em tempos de guerra, em seguida usou a paisagem urbana como matéria-prima para expor as fotografias nos bairros e vilas onde elas moram, presenteando os vizinhos que compartilham das mesmas dificuldades com uma energia positiva e contagiante.



No ano passado, JR foi eleito o vencedor do prêmio  TED PRIZE 2011 , que é um prêmio de inspiração para artistas que têm o “desejo de mudar o mundo”. Assista aqui o documentário completo "Women Are Heroes" : 

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

@rollingsoulbrasil

Siga