APOSTA: FERNANDO ÉBANO, É TUDO DE BOM



Ele tem uma presença marcante, um timbre peculiar e acabou de retornar ao Brasil após uma temporada de quase 5 anos em Los Angeles. Conhecido por cantar nas melhores casas de shows de São Paulo, o nosso artista desta semana é o cantor, compositor e percussionista FERNANDO ÉBANO, que vem provando que ousadia é coisa mínima, perto de tudo o que ele ainda aprontará no cenário da Black Music Nacional.


Após muitos anos de dedicação, o menino nascido e criado na Zona Sul de São Paulo, sob influência musical de Cassiano, Jorge Ben, Tim Maia, Jackson do Pandeiro, Alcione, Stevie Wonder, Michael Jackson, The Isley Brothers e Earth Wind & Fire, e que começou a sua carreira aos 15 anos como percussionista, gravou seu primeiro álbum independente, intitulado “Solta o Som” em 2009, transmitindo nesse trabalho calcado no Soul e MPB,  um pouco da sua trajetória.

Fernando Ébano, que já dividiu o palco com: Max De Castro, Negra Li, Vanessa Jackson, Banda Black Rio, Leandro Lehart, Simoninha, Quinteto em Branco e Preto entre outros,  é do tipo que surpreende, e

que é consciente do que quer musicalmente, desafiando as probabilidades, como ao cantar "If I ain't got You", um dos maiores sucessos da cantora e compositora, Alicia Keys, numa versão no mínimo ousada. Não é demais?

Também, após 5 anos residindo nos EUA,  e de ter participado de grandes eventos, como Brazilian Summer Festival, Brazilian Day em Los Angeles e San Diego e Brazilian Carnival, não esperávamos que fosse diferente, até porque, ele também, por mérito, apresentou-se em alguns dos maiores cenários musicais americanos, como Staples Center, Home Depot Center, Queen Mary, Belly Up Tavern e LA Convention Center.

E como se não bastasse tudo o que ele é capaz de fazer musicalmente, Fernando Ébano ainda  lecionou percussão e canto por 4 anos em um dos maiores congressos de música brasileira nos EUA, o Califórnia Brazil Camp, onde também já lecionaram artistas como Hermeto Pascoal, Mestre Guinga, Chico Pinheiro, Edu Ribeiro, entre outros.


Apresentou-se em importantes casas de show na cidade de São Paulo, tais como Bar Brahma, Bourbon Street, Di Quinta, Bleeker Street, Olympia, Charles Edward e Credicard Hall, onde fez uma participação especial na gravação do DVD do grupo Art Popular. Percorreu o circuito SESC SP e participou da edição de 2011 da Feira Preta.  Com um curriculum desse já era esperado que ele desenvolvesse outras habilidades como produtor, arranjador vocal, e descobrisse o dom de compor a sua verdade como artista.


 " Me descobri como compositor quando ainda atuava diretamente no mundo do samba. E na companhia de Kleber Gordinho e Marcos Brito, arrisquei os meus primeiros refrões. Desta parceria, nasceram canções que foram interpretadas por artistas de referencia nacional. Mas foi no período que vivi em Los Angeles, que considerei a ideia de me tornar um compositor, pois, naquele momento adquiri a maturidade para iniciar a construção do meu primeiro álbum solo. O resultado disso foi a assinatura de 13 das 16 canções da minha obra. Aliás, uma das canções é a leitura da sinopse de um filme que será rodado em Los Angeles." disse Fernando Ébano

A concepção de sua música viaja da MPB ao Samba, do Samba-Rock à Soul Music, sobre total influência dos anos 70. "SOLTA O SOM" vem para provar que Fernando Ébano faz música com a matéria prima que constitui sua alma, sua raça, seu nome.


" 'Solta o Som' representa toda a trajetória de uma vida, reunindo a minha infância, minha família e a minha educação musical. Diretamente representa tudo que sou e acredito." diz Fernando Ébano.  

Confira abaixo o vídeo oficial de "Solta o Som",  que como cantaríamos numa versão de  Alcione: "É Fernando Ébano, é tudo de bom" ♪♫


Gostou?

Siga Fernando Ébano no Twitter: @fernandoebano
E curta sua página no Facebook

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

@rollingsoulbrasil

Siga