EXPERIMENTE: R&B From Angola!

O emergente cenário musical africano é sem duvidas surpreendente!
O que não chega a ser novidade é a influência que a cultura africana desenvolveu na musica ao longo do tempo, seja ela ocidental ou oriental. Até porque achamos de tudo no continente Africano!

Hoje quero falar a respeito da música urbana que é feita por lá, especialmente de um país com uma cultura muito próxima de nós Brasileiros!  >> Angola.

Há um bom tempo venho pesquisando sobre música angolana para um trabalho que produzo, e não estranhei a chegada do Kuduro por aqui, levando em consideração que o gênero já era sucesso na Europa. 

No entanto a surpresa maior foi quando descobri o mercado de R&B e HipHop angolano, confesso que a surpresa foi grande ao ver a qualidade dos trabalhos!


Costumo ver com ressalvas R&B sendo cantando em português, claro que é possível fazer, mas acredito que pra alguns estilos nosso idioma não favorece muito. E para os moralistas de plantão, isso não tem nada a ver com patriotismo!
Porém, o sotaque dos artistas angolanos ajudou muito na execução da métrica, melhor dizendo; a música não ficou "quadrada"!  Amenizou muito o choque entre composição e arranjo.

Vou deixar alguns exemplos onde desde a produção musical até a direção de arte e fotografia estão  muito legais! 

Aqui temos o Dji Tafinha, um famoso produtor. Trabalha com muita gente por lá, inclusive artistas de Kizomba que é outro gênero musical angolano muito conhecido pelo mundo. Mas também tem carreira como cantor fazendo um ótimo R&B.





Esse Rapper é conhecido como Cage One, faz um rap na linha "gangsta pop americano". E no que ele se propõe a fazer esta mandando muito bem! Por lá rola um preconceito, o acusando de ser plágio do Lil Wayne. Nas devidas proporções lembra mesmo! Mas, se levarmos na esportiva dá pra curtir de boa o som do Cage One e sem precisar apertar a tecla SAP.





CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

@rollingsoulbrasil

Siga