ENTREVISTA: Janet Jackson fala sobre os 20 anos do álbum "janet." e muito mais


O"janet." completa 20 anos de lançado
O site da Billboard postou ontem uma entrevista com a Janet Jackson, a cantora que fez aniversário no último dia 16 falou sobre os 20 anos de lançamento de um de seus clássicos, o álbum “janet.”(18/05/1993). O 5º álbum da carreira da irmanzinha do Rei do Pop já vendeu mais de 7 milhões de cópias, teve 6 singles no Hot 100, e representa, segundo a Billboard, o despertar da sexualidade de Janet e da cultura Americana. O site também fez uma resenha, faixa por faixa, do álbum "janet."

Abaixo, acompanhem na íntegras o bate papo da Billboard com a Diva do R&B/Pop, que também declarou estar envolvida em um novo projeto musical:
"Estou trabalhando em um novo projeto. Estamos criando o conceito e ideias iniciais da música"

Billboard: 18 de Maio marca os 20 anos de Aniversário de “janet.”. Como você descreveria o que esse álbum captou de sua vida naquela época?
Janet: Eu nem acredito que já fazem 20 anos! Eu sempre escrevi música baseada no que está se passando em minha vida. Eu quero que meus fãs realmente me conheçam. O álbum “janet” foi sexual e eu estava começando a descobrir esse meu lado.


Billboard: Embora tenha trabalhado principalmente com Jimmy e Terry novamente em “janet.”, você explora diversos gêneros no álbum – indo do Dance ao Soul, Rock e Opera em “This Time”. Você teve que brigar para manter algumas das faixas mais ousadas no álbum? Teve alguém dizendo que “isso não é POP o bastante”?  
Janet: Eu fui exposta a todo tipo de boa música. Eu gosto de colaborar em minha música. O processo criativo é divertido e você tem várias ideias a serem discutidas. Mas no final das contas a decisão final é minha.


Billboard: Existem referências musicais e samples diretos de “janet.” em várias canções hoje, mais notavelmente em “Poetic Justice” de Kendrick Lamar.  Você já escutou a maioria dessas reinterpretações (“Sugar” dor Moon Boots, que tem sample de “If”. O cover de “Again” feito por How To Dress Well, MNKE com “Thats The Way Love Goes”, etc...)? E como você se sente com seu trabalho tendo tanto impacto em novos artistas?
Janet: Eu tenho escutado as musicas que tem sido lançadas e eu amo “Poetic Justice” do Kendrick. Existem artistas, grandes performers que vieram antes de mim e que foram grande inspiração para mim, eu espero também ser inspiração para outros.


Billboard: Muitas das faixas em “janet.” e seus respectivos vídeos foram inovadores na época pela sua sexualidade evidente. Por que foi tão importante para você expressar essa parte de você em seu trabalho, e como você convenceu as pessoas a sua volta naquela época a deixarem você correr esse risco?
Janet: Como eu falei anteriormente, eu escrevo minhas experiências ou coisas que me tocam profundamente. Eu estava realmente começando a entrar em sintonia com minha sexualidade. Era isso que eu queria expressar e assim fiz. A decisão de avançar artisticamente falando é minha. Eu não precisei convencer ninguém.


Billboard: Os videos e turnê de “janet.” Apresentam coreografias icônicas de Tina Landon, mais precisamente em “If”. Você tem uma dança ou vídeo favorito dessa fase?

Janet: Tina Landon e Omar Lopez coreografaram “If”. Eu amo “That’s The Way Love Goes”, “You Want This” e especialmente “If”. Eu não acho que na época as pessoas conseguiram perceber o que nós estávamos mostrando no vídeo, que não estava disponível na tecnologia deles. O vídeo apresenta tecnologia futurística, especificamente telas de alta definição sensíveis ao toque. Eu queria que os atores do vídeo usassem essas telas para se comunicarem, e se relacionar uns com os outros nos clubes. Semelhante como o que nós fazemos com nossos ‘smart phones’ e ‘tablets’ hoje em dia. Ao olhar para nossas vidas hoje, parece que a vida está imitando a arte. Tenho visto diversos elementos de todos esses vídeos no trabalho de muitos artistas, e é uma sensação muito boa saber que de alguma forma você inspirou eles.

O futurístico video de "If", favorito da Janet Jackson na era "janet."

Billboard: 
Muitos artistas citam você como um modelo e uma grande influência na carreira e imagem deles. Quais artistas da atualidade que você admira? 
Janet: Estou lisonjeado que outros artistas me consideram um modelo. Estou realmente gostando do que Bruno Mars e Adele estão fazendo.

FONTE: Billboard.com
TRADUÇÃO: Salatiel

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

@rollingsoulbrasil

Siga