LUTO: George Duke, lendário pianista e produtor, morre aos 67 anos.



George Duke (12 Jan. 1946 - 05 Ago. 2013), mito na história do Jazz/Fusion, faleceu na luta contra a Leucemia Linfática Crônica. Sua história não se resume a poucas linhas, precisaríamos de dias pra falar sobre a mudança causada por ele na música negra. Nascido em San Rafael na Califórnia, Duke iniciou sua carreira em 1960,em um quarteto de Jazz, que tinha como vocalista Al Jarreau,  período onde acompanhou jazzistas como Dexter Gordon Sonny Rollins. Lançou seu primeiro disco em 1966: "The George Duke Quartet Presented by The Jazz Workshop 1966", se formou no Conservatório de San Francisco em 1967,  mas 1969 foi o ano em que seu trabalho ganhou notoriedade, no álbum "The Jean-Luc Ponty Experience with The George Duke Trio", álbum gravado em parceria com o violinista francês Jean-Luc Ponty.

A partir daí, já consagrado como um dos grandes músicos da época, ele passou a lançar vários discos em carreira solo, destaque para o disco "Brazilian Love Affair" gravado em 1979 no Rio de Janeiro, em parceria com Milton Nascimento, Flora Purim, Airto Moreira, entre outros. Ele era amante assumido da música brasileira.



Duke colaborou também com Billy Cobham, no disco "The Billy Cobham-George Duke Band Live on Tour 1976", com o baixista virtuose Stanley Clarke, na trilogia "The Clarke-Duke Project", projeto esse que rendeu 3 volumes, lançados em 1981, 1983 e 1990, além de Cannonball Adderley, Michael Jackson, Joe Sample, Raul de Souza, Flora Purim, The Gospel Keynotes, Rachelle Ferrell, Smokey Robinson, Take 6, Miles Davis, entre vários outros, incluindo os gêneros Jazz, R&B, Gospel, Rock e Pop. 

A versatilidade de Duke foi comprovada em diversos momentos de sua carreira, principalmente no período em que fez parte dos "Mothers of Invention", banda de Frank Zappa, uma das melhores obras da Fusion Music.





Seu 40° e último disco "DreamWeaver", lançado no dia 16 de julho de 2013, foi gravado em homenagem à sua esposa Corine, que faleceu há um ano atrás em decorrência de um câncer. Após um período de depressão, Duke resolveu escrever, gravar e lançar o disco, o que seria o seu último registro fonográfico em vida. A faixa "Missing You" escrita para Corine, conta com os vocais de Rachelle Ferrell.




O primeiro anúncio de sua morte foi feito pela cantora Sherrie Payne, ex-integrante das Supremes: "Acabei de receber a devastadora notícia de que o grande músico George Duke morreu esta noite, no hospital St. John, em Los Angeles. Um ano atrás, no dia 18 de julho, sua adorada esposa e minha amiga Corine foi se encontrar com o Senhor. Por favor, mantenham seus filhos, Rasheed e John, em suas orações. O funeral será privado.” 


Fique com o último vídeo de Duke, o Making-Of de gravação de "DreamWeaver", seu último álbum.




George M. Duke, Descanse em Paz. 05 de Agosto, 2013.

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

@rollingsoulbrasil

Siga