18 anos de um clássico: "CrazySexyCool" 2º álbum do TLC


De 15 de Novembro de 1994 a 15 de Novembro de 2012, passaram-se 18 anos. É isso mesmo, há exatos 18 anos foi lançado um dos álbuns mais importantes da história da música  contemporânea, o “CrazySexyCool”, 2º álbum do TLC.
Em 94 o trio entrou em estúdio para gravar seu segundo álbum, que marca o amadurecimento do grupo, e traz uma sonoridade mais suave que o primeiro, sem falar da mega produção e colaborações, que conta com nomes como Babyface, Dallas Austin, Tim & Bob,  Jermaine Dupri, Organized Noize, Arnold Hennings, Diddy, The Hitmen, Busta Rhymes, Phife Dawg do A Tribe Called Quest e André 3000, do OutKast.






O título se refere a diferentes atributos que marcam a personalidade de cada integrante, Crazy = Lisa “Left Eye” Lopes, Sexy = Rozonda “Chilli” Thomas, Cool = Tionne “T-Boz” Watkins. Juntas as palavras viram uma só palavra, “crazysexycool”, que seria a definição da personalidade de toda mulher.









O álbum também marca a melhor e mais polêmica fase do grupo, CrazySexyCool vendeu mais 22 milhões de cópias em todo o mundo, foi 11 vezes platina nos EUA (mais de 11 milhões de cópias vendidas, apenas em USA), foi o 1º trabalho de um grupo feminino a receber disco de diamante e se tornou um dos primeiros discos de R&B a atingir as paradas de sucesso com múltiplos singles, "Creep", "Waterfalls", "Red Light Special" e Diggin' on You", todos chegaram ao topo do MTV Hitlist durante os anos 90



Além do reconhecimento em vendas, o grupo venceu o Grammy Award de 1996, por “Melhor Álbum de R&B”, “Melhor Performance de R&B Por Dueto ou Grupo Com Vocais”, com “Creep” e foi indicado a “Melhor Performance Pop Por Dupla Ou Grupo Com Vocais” e “Gravação do Ano”  com o hino "Waterfalls". Além do Grammy, CrazySexyCool recebeu diversos prêmios e nomeações como Billboard Music Awards, American Music Awards e Soul Train Awards. Em 1995, o video do single "Waterfalls" venceu quatro MTV Video Music Awards, incluindo “Video Do Ano” e “Escolha do Telespectador”, no VMA 2011 “Waterfalls” ganhou o prêmio de “Melhor Vídeo Dos Anos 90”, a escolha foi feita pela a audiência.
Em 2003 “CrazySexyCool”, foi listado como um dos “500 Maiores Álbuns de Todos Os Tempos”, fazendo do TLC a única girlband nessa seleta lista. Em  2010 foi a vez de entrar na lista dos “100 Maiores Álbuns dos Anos 90”, segundo a Rolling Stones, e está na lista dos “200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame"


Mansão do jogador Andre Rison, incendiada por Left Eye



Mas nem tudo foram flores nessa fase do TLC, o grupo passou por problemas financeiros, chegando a declarar falência em público durante a coletiva do Grammy, decorrente de um golpe que Clive Davis deu nas meninas. Lisa foi presa diversas vezes nessa época, foi internada em clínica de reabilitação, sem falar que ela teve que responder por ter incendiado a casa do seu então namorado, o jogador de Futebol Americano, Andre Rison






Ao conseguir liberdade condicional, Lisa bolou um plano (quase perfeito, risos), ela, junto com T-Boz e Chilli, tentou sequestrar o poderoso figurão Clive Davis. Empunhando uma arma, a bordo de uma limusine o trio partiu para sequestrar o Clive, mas Diddy, na época Puff Daddy, ficou sabendo do plano e o fez ir por água abaixo, ele avisou a Clive Davis o que estava para acontecer e ele se retirou do local antes delas o pegarem.


Abaixo, vídeo da memorável performance do TLC no VMA, apresentando o "CrazySexyCool Medley":


Algumas curiosidades interessantes dessa fase:
1.Ceelo Green, antes de ser famoso, foi um dos backing vocals na gravação de "Waterfalls"

2.Lisa Lopes era contra o lançamento de Creep como single, chegando a se negar a participar do vídeo, pois não concordava com o tema da música, por isso, existe uma versão com um Rap dela expondo seu ponto de vista

3.Foram gravadas mais de uma versão do clipe de Creep e Red Light Especial

Esse é sem dúvida um álbum indispensável de todo amante do Black e da música em geral.

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

@rollingsoulbrasil

Siga