![]() |
Miriam Makeba e sua banda "The Manhattan Brothers" |
Ela recebeu convites para visitar a Europa, e lá chamou a atenção do cantor Harry Belafonte. Com isso em 1966, Miriam Makeba se tornou a primeira pessoa sul-africana a ganhar um Grammy, pelo albúm "An Evening with Belafonte/Makeba" sua parceria com Belafonte, lançado em 1965.
![]() |
Capa do LP Vencedor do Grammy, |
Em 1967, mais de dez anos depois que ela escreveu a canção "Pata Pata", foi lançado nos Estados Unidos e tornou-se um hit mundial. Desde então, foi regravada por vários artistas internacionais. Miriam era a queridinha do público americano, tanto que cantou até mesmo no aniversário do presidente Kennedy.
Ela já lançou mais de 30 álbuns ao longo dos anos, e sua voz poderosa e distintivo mantém a clareza e o alcance vocal invejável, que permitem que ela seja forte como uma marcha de protesto e tão suave como uma canção de ninar africana.
Miriam é conehcida como Mama África, uma cantora de Jazz, Blues, Soul mas com um toque especial. Ela já enfrentou muitas tempestades em sua vida, incluindo acidentes de carro vários, um acidente de avião e até mesmo câncer. Ela permaneceu como ativo em seus últimos anos como ela fez como uma menina com estrelas nos olhos.
No dia 9 de novembro de 2008, ela ficou doente ao participar de um evento realizado no Castel Volturno, na Itália. Miriam sofreu um ataque cardíaco depois de cantar a sua canção mais famosa "Pata Pata", e foi levado às pressas para uma clínica, onde os médicos foram incapazes de reanimá-la, e assim faleceu aos 78 anos de idade.
Suas excepcionais realizações pessoais e artísticas fizeram parte da história do século 20, e os elementos culturais e musicais da sua vida extraordinária fez Miriam Makeba uma lenda viva. Até mesmo o site do Google está fazendo homenagem a esta grande estrela, que hoje estaria completando 81 anos. Abaixo podemos acompanhar um pouco do trabalho desta estrela, covers das músicas "Chove Chuva" e "Xica da Silva" clássico brasileiros de Jorge Ben Jor e seu sucesso mundial "Pata Pata".
Fontes:
Revista Eletrônica Tempo Presente
African Music
ZAR.co.za
0 comentários:
Postar um comentário