Happy Birthday: Celebre a vida e o legado de Marvin Gaye!


Considerado um dos cantores mais influentes da Soul Music de todos os tempos, Marvin Gaye completaria hoje 74 anos! 

Talvez você não tenha nascido nessa época, ou nem vivido os tempos de ouro do Soul, onde  tinham-no como um das maiores estrelas do mainstream do R&B,  mas certamente (ou provavelmente)  você já ouviu suas canções e as histórias por traz da trilha sonora dos nossos pais e avós que foram conquistados por "Ain't no Mountain High Enough" e reivindicaram seus direitos ao som de "What's Going on".  Seja qual for sua idade, a palavra TEMPO é algo que não se encaixa quando o assunto é Marvin Gaye! Sem ele, o "Neo Soul" talvez nem existiria.






Embora ele tenha começado sua carreira como um cantor no melhor do estilo doo-woop no final dos anos 50, foi através da Motown e as canções “Ain’t No Mountain High Enough,” “Ain’t Nothing Like The Real Thing,” e “You’re All I Need To Get By” que o ícone da música negra alcançou o estrelato e tornou-se um fenômeno mundial em parceria com Tammi Terrell que faleceu em junho de 1970.
Com a morte de sua companheira  o cantor deu um tempo da música resultando em um dos melhores álbuns de todos os tempos, “What’s Going On” (1971),uma de suas obras mais comoventes e significativas.




Após o sucesso da trilha sonora de “Trouble Man” em 1972, o álbum “Let’s Get It On”  em  1973, Marvin enfrentou problemas financeiros, o divórcio com a ex-esposa Anna Gordy, envolveu-se com drogas, e tentou recuperar-se durante o exílio na Europa para evitar sua prisão por sonegação de impostos.



Em 1982, ele lançou “Midnight Love”, seu primeiro disco desde que deixou a Motown, que resultou no grande hit “Sexual Healing,” que o levou de volta ao holofotes.  O premiado cantor e compositor que viveu intensamente, faleceu  em 01 de Abril de 1984, um dia antes de seu 45º aniversário, assassinado pelo próprio pai com quem tinha uma relação conturbada, deixando em seu legado 24 álbuns solos (3 póstumos), 6 álbuns em duetos com Mary Wells,  Kim Weston,  Tammi Terrell e Diana Ross, 25 coletâneas, 8 singles, 2 Grammys .

Sua história,embora haja controvérsias, talvez será contada na tela dos cinemas em breve, e enquanto isso não acontece relembre alguns hits desse artista que deixou saudade, e  uma história que será lembrada por  muitas gerações influenciadas por este gênio da black music. Assista ao show de Marvin Gaye,  gravado em 1980 durante o  Live at Montreux Jazz Festival.

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

@rollingsoulbrasil

Siga