ENTREVISTA: GRINGARTE, SIMPLES E COLORIDA





A garotinha "mignon",  de olhos verdes, nascida no ABC de São Paulo e que mora no Morro Doce, mostra que tamanho não é documento, quando o que importa de verdade são: o talento e a dedicação para tornar realidade toda a sua arte que inspira, emociona e transforma.

Quem é ela?

TALITA BRITO, a.k.a.. "GRINGARTE",!






Nascida em São Caetano do Sul - São Paulo, ela tem apenas 22 anos e sua arte já atravessou o Atlântico. Ela tem conquistado o mundo Underground., e entre seus  admiradores estão, Thaíde, Terra Preta, e de artistas internacionais consagrados como: Rozonda "Chilli" do grupo de R&B TLC , Swizz Beatz e Alicia Keys. 

Confira a história da artista,  que  tem encantado e propagado o nome do Brasil, com a sua arte e forma de ver o mundo!

RSBrasil: Gringarte, quando você descobriu esse dom e como iniciou a sua carreira?

Gringarte: - Desde  pequena sempre tive a sorte de viver nesse mundo da imaginação... no mundo do desenho graças a minha mãe. Não consigo dizer bem quando descobri o gosto pelo desenho (ou pela arte), até por que eu sempre desenhei. Minha evolução veio com o tempo..quanto mais você pratica melhor você fica, mas me lembro que eu gostava de fazer historinhas (gibis) em papel sulfite para deixar no banheiro de casa...e adorava quando alguém saia rindo do banheiro depois de ter lido alguma história em quadrinhos feita por mim. Desenhava toda hora, desenhava no uniforme da escola, meu caderno tinha mais desenho do que lição. desenhava tatuagens no corpo dos meus amigos. E profissionalmente, a artista surgiu quando comecei a fazer graffiti. Nessa época fiquei conhecida como Gringarte (2005). 

RSBrasil: Você lembra quando você fez a sua primeira obra de arte? 


Gringarte: - Acho que a primeira obra que eu fiz que me emocionou, e me impulsionou, foi com um graffiti, no muro de uma escola do bairro do Jaraguá. Foi bem legal, pois eu grafitava em um grupo composto só por meninos. Eu era a garotinha do grupo (risos), e neste dia enquanto eu pintava um rosto no muro da escola.. as pessoas passavam olhando, comentando. Traziam os filhos pra olhar de perto... As mulheres passavam na rua gritando.."É ISSO AÍ GAROTA!" hahaha, por conta deu ser a única menina pintando... A Diretora da escola elogiou muito o nosso trabalho. Neste dia eu senti na pele a importância daquilo, e daquele momento. Antes disso eu fazia pela aventura depois passei a fazer pelo prazer de representar algo pra alguém."

RSBrasil: Quais são as suas principais influências artísticas?

Gringarte: -Isaac Kassardjian (Meu mestre) meu primeiro professor de desenho... Ele é um cara incrível tem muito dele nas coisas que faço e na maneira de lidar com os alunos também. 
- Rui Amaral (artista plástico/ grafiteiro), que também me influenciou e me ensinou muito quando participei de seu curso. Foi Lindo. 
-Os trabalhos do Andy warhol, da grafiteira Prila Paiva -e do grafiteiro Izolag. Na fotografia David Lachapelle , Lee Jeffries e o nosso Sebastião Salgado, são algumas das minhas grandes influencias artísticas 

Rozonda "Chilli" - TLC

RSBrasil: Qual tipo de arte voce mais curte fazer? 
Gringarte:  - Gosto de todas as vertentes artísticas, não tenho uma preferida, mas a que mais esta presente no meu dia a dia é pintura e a fotografia. 

RSBrasil: Você, estudou ou estuda,  arte em alguma escola/instuituição/ong? 

Gringarte: - Eu estudo Artes Visuais na Faculdade Paulista de Artes (FPA)..É uma faculdade bem bacana, ela é voltada somente para as artes. É um ambiente bem inspirador, pessoas do teatro, artes visuais, música,dança dividindo o mesmo espaço é mágico. #ADORO 

RSBrasil:  Como voce define sua arte?

Gringarte: - Simples e Colorida.


RSBrasil:  Como, as ruas, comunidades e os momentos atuais influenciam na sua arte? 


Gringarte: - Influencia, principalmente, nos trabalhos fotográficos. Eu vejo a beleza de cada momento nas conversas, nas histórias. Tudo isso te influencia e te faz valorizar essas coisas simples. Tenho um trabalho chamado "Pé de Rua" ele mostra exatamente isso: a Influência da comunidade sobre meus trabalhos. Sempre vi a minha comunidade como um GRANDE quintal de casa, onde eu passava horas brincando, e hoje vejo outras crianças fazendo a mesma coisa. Isso me desperta boas lembranças e eu tento passar isso nas fotos.

RSBrasil: Voce já usou o sua arte como ferramenta para ações sociais? Qual o fundamento mais importante que você passou?

Gringarte:  -Sim, fui "oficineira" de graffiti, em um projeto da prefeitura de SP chamado centro de convivência Anhanguera (aqui no meu bairro) e foi uma das experiencias mais ricas que já tive. Pra mim o principal fundamento e o mais importante foi levar à eles o que é fazer/produzir ARTE, e através do graffiti despertar o interesse deles para todos os outros tipos de manifestações artísticas. Foi DEMAIS! 

RSBrasil: Quais são os  seus projetos para o futuro? Você pensa em abrir seu próprio ateliê, participar de exposições nacionais e internacionais, escola de artes, viajar e fazer mais cursos, estudar outros tipos de artes, se aperfeicoar....? 


Gringarte: -Pretendo fazer tudo isso, expor , ter um atelier, viajar... continuar estudando. Tenho a intenção de fazer cinema...já tenho alguns projetos para a produção de um curta metragem ,e logo mais estarei divulgando as informações sobre esse projeto.


Enquanto as informações dos novos projeto não chegam, você pode votar na Gringarte, que concorre  para ilustrar a capa do CD MÚSICA VISUAL, do projeto Atelier Coletivo VISIO, que tem como foco as Artes Visuais e suas expressões na contemporaneidade. Para votar é simples é fácil, basta clicar aqui e curtir a foto do facebook. E o resultado sairá no próximo dia 10 de Março.


Gringarte é a arte no Brasil no mundo.

Você também pode conferir um pouco mais sobre a nossa Gringarte,  no Vídeo motivador que mostra um pouco sobre sua a vida e arte:


Visite o Site Oficial  e  veja mais fotos de alguns trabalhos abaixo:  

   

 

CONVERSATION

Instagram

@rollingsoulbrasil

Siga