Alicia Keys: Uma ativista que faz a diferença!


Alicia Keys, deu uma entrevista exclusiva à Forbes, durante o 2012 Social Innovation Summit (cúpula de inovação social das Nações Unidas), que aconteceu em Nova York, onde ela falou sobre o que a motivou a lançar em 2003 sua fundação  Keep a Child Alive seu crescimento como pessoa e artista, e sobre o que aprendeu sendo uma ativista internacional na luta contra a AIDS, além de falar sobre o futuro na sua jornada musica e filantrópica. 

A embaixadora global da organização sem fins lucrativos, dedicada ao fornecimento de salva-vidas, o tratamento anti-retroviral e recursos para crianças e suas famílias com HIV / AIDS na África e, mais recentemente, na Índia, contou ao jornalista Rahim Kanani, sobre o momento em que ela sentiu-se inspirada para co-fundar  a Keep a Child Alive Foundation (KCA), e como sua organização mantém o crescente sucesso desde sua fundação em 2003.

"Eu estava no final da minha primeira turnê, no final de 2000, e tive a oportunidade de fazer um show na África do Sul. Eu nunca tinha ido antes, e estava incrivelmente animada para ver o país, conhecer as pessoas e aprender sobre a cultura. Como parte desse desejo de compreender melhor o país, uma amiga quis me  mostrar o impacto humano da crise do HIV / AIDS. Então ela me levou para lugares para muitas clínicas e casas e grupos, onde as crianças órfãs devido à crise do HIV / SIDA estavam vivendo. Conheci algumas das pessoas mais incríveis, de diversas idades, dos bebês às pessoas próximas a minha idade na época, e eu comecei a ouvir suas histórias. Fomos imediatamente conectados! Estas eram as pessoas! Nem números, não diferentes do que nossos próprios irmãos e irmãs ou sobrinhas e sobrinhos. Eu não poderia fingir que meus olhos não tinham sido abertos, e nós, como uma comunidade global não poderíamos esquecer ou negligenciar-los. Quando voltei para casa, eu co-fundei a Keep a Child Alive (KCA)" contou orgulhosa, a  cantora, compositora, atriz e produtora, vencedora de 14 Grammy. 




Keys,  contou que quando sua fundação começou, o tratamento anti-retroviral estava fora de alcance para a maioria das pessoas na África, embora as drogas já estivessem disponíveis nos países ricos, e foi clara e direta quando questionada sobre como ela conseguiu o prestígio e sucesso de sua fundação, 

"O nosso crescimento e sucesso deve-se em parte ao fato de que nós permanecemos fiéis à nossa missão"disse uma Alicia confiante e engajada em fazer o bem, e que mudou as estratégias para tentar salvar o máximo de vidas que conseguissem.

"Nosso foco desde o início era salvar tantas vidas quanto pudéssemos, apoiando clínicas que ofereciam tratamento. Embora o nosso foco fosse nas crianças, nós também reconhecemos que precisávamos cuidar de toda a família, a fim de mantermos uma criança saudável. Ao longo dos anos como tratamento tornou-se mais amplamente disponível, através do apoio de grandes doadores,  fomos capazes de se concentrar mais nos casos críticos de HIV positivo e  nas crianças afetadas e suas famílias  que precisam estar saudável e ficar em medicação - coisas como suporte nutricional, aconselhamento e apoio prático e atividades geradoras de renda que ajudam a aumentar as famílias afetadas pelo HIV sairem da pobreza", explicou a embaixadora dedica e influente. a  cantora, compositora, atriz e produtora, vencedora de 14 Grammy 


A mãe do pequeno Egypt de um ano e meio, demonstrou uma enorme preocupação em relação à crise financeira, e seus efeitos que afetam diretamente as ações filantrópicas, e também afirmou sua esperança  em ver uma geração livre da Aids. 


" Nós ainda estamos evoluindo. Queremos ser uma organização dinâmica que continua a ser relevante. A comunidade internacional já percorreu um longo caminho e expandiu dramaticamente o acesso ao tratamento. Estamos à beira de virar a maré da epidemia com a esperança de ver uma geração livre da SIDA. Mas ainda há muito a ser feito. Apenas metade das pessoas que necessitam de tratamento na África têm acesso, e os países doadores estão se afastando de compromissos devido à crise financeira. Vamos continuar a fazer parte do diálogo internacional para sensibilizar os EUA e internacionalmente, para manter o foco sobre a questão. "



Alicia também descreveu como decidiu usar a sua imagem como fonte de renda para sua fundação e qual é mensagem que ela espera passa por ter co-fundado a KCA aos 20 anos, assim como outras celebridades, que iniciam suas ações filantrópicas tão jovens.

"Não existe qualquer requisito de idade para fazer a diferença. Para aqueles de nós que têm a sorte de ter sucesso no início de nossas carreiras, nós temos a oportunidade de usar essa plataforma privilegiada. Alguém certa vez descreveu a idéia de celebridade como moeda, o que desde sempre me marcou. Moeda, como celebridade, deve ser usado com sabedoria e propósito. Que importa menos quando estiver usá-lo do que como. Mas também acredito que você não apenas tem que ser uma celebridade ou rico a ser afetados por um problema e quero fazer algo sobre isso!"Nós todos detêm o poder ilimitado e devemos usá-lo!"

Sobre suas inspirações, e  de como ela mantém uma variedade tão diversificada de interesses e paixões, Alicia foi categórica " Toda inspiração está ao nosso redor, eu acho que às vezes nós estamos ocupados demais ou distraídos para vê-las.", afirmou uma  diva que ama as redes sociais "Acho que a mídia social é uma ferramenta útil para manter os meus interesses e paixões. Eu não só  gosto de compartilhar assuntos e imagens e citações que me inspiram, mas amo ver o que os outros estão descobrindo e compartilhando também."



A cantora de "No One",  afirmou que ela teve muita sorte de trabalhar com grandes líderes, como Bono Vox-U2, que lhe deram dicas preciosas ao longo do caminho,o que  lhe deu ferramentas para  defender a sua causa tanto a nível nacional quanto internacional, além de contar quais são as primeiras lições que um ativista deve ter:
"Em primeiro lugar, ser persistente. Pode ser tentador se juntar à "causas" quente(novas), mas aqueles que foram mais eficazes na criação de mudanças mantiveram o foco. Um bom exemplo é meu amigo, Bono, que tem sido um defensor inabalável na luta contra a pobreza mundial por mais de uma década. É preciso disciplina, e às vezes você pode se sentir um pouco solitário, mas é precisamente durante esses momentos em que outras questões estão recebendo a atenção que a sua voz é mais necessária. Eu também aprendi que líderes eficazes ouvem tanto quanto falam", disse uma Alicia,  ativista  e especialista em HIV / AIDS e ciências políticas,  que acredita que tem o  papel de aprender com aqueles que têm esse conhecimento e encontrar formas de adaptar os seus talentos para amplificar essas lições e torná-las relacionáveis, para que sua fundação, Keep a Child Alive, ouça as necessidades daqueles que vão em suas clínicas na África e na Índia, e consiga ajudá-los. "Assim, em resumo  - seja persistente, ouça frequentemente e celebre todos os níveis de progresso".

Alicia contou quais seus planos para o futuros e suas perspectivas tanto na música quanto na filantropia. E de como se sente "ALÉM do entusiasmo" como ela definiu, para o lançamento de seu próximo álbum nesse semestre:

"Ele [o álbum] realmente fala de todo o crescimento, aprendizado e poder  que eu tenho tido em minha vida e as músicas estão poderosas e emocionantes. Eu mal posso esperar para compartilhá-las com vocês e em seguida sair em turnê pelo mundo todo", disse empolgada, sobre o álbum que segundo seu marido, o produtor e rapper Swizz Beatz, será o melhor álbum da carreira dela , além de ser ATEMPORAL.


Ela também afirmou que está ampliando e encontrando inspiração para a criação de novos projetos, e que continuará empenhada em apoiar o trabalho da KCA e expandir seu trabalho como porta voz da fundação que entre o final deste ano e início de 2013 focará nacionalmente nas mulheres.

" Estou tão inspirada sobre todas os caminhos da vida, que está se tornando mais completa e ativa!" finalizou a cantora que vendeu mais de 30 milhões de discos desde sua estréia em 2001 com o álbum Songs in A Minor.


A Keep a Child Alive (KCA), faz um evento chamado Black Ball todos os anos, onde traz celebridade e filantropia juntos para dar esperanças, sonhos e angariar fundos para crianças e famílias com HIV / AIDS na África e na Índia.  A anfitriã Alicia já uniu-se à amigos como Lenny Kravitz, Norah Jones, Will i.am, Usher, Sade, Jay-Z, e muito  outros arrecadando mais de  13,8 milhões dólares desde 2004. 



E você também pode contribuir fazendo as suas doações AQUI e/ou comprando os produtos disponíveis AQUI.  A renda  é 100% convertida para as instituições : da  KCA. Acesse o site e saiba mais sobre essa  fundação que faz a diferença:  http://keepachildalive.org/

Alicia é ou não uma cantora e ativista excepcional e admirável?

Ouça  "Somewhere in a City Like Mine",  música inédita  e exclusiva que Alicia Keys, fez para a Keep a Child Alive:






Fonte: ForbesKCA /Fotos:  KCA  / Vídeos: Youtube


CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

@rollingsoulbrasil

Siga