ESPECIAL: A Rolling Soul Relembra Os 20 Anos Do Clássico "Creep", Do TLC, No Topo Da Billboard


Há 20 anos atrás o trio de Atlanta, TLC, tomava de assalto o topo das paradas com o single 'Creep', depois de uma série de hits no top 5 do Hot 100 a banda finalmente tomou o posto que lhe pertence, primeiro lugar, com o 1º single do seu mais bem sucedido trabalho, o 'CrazySexyCool'.

Em 30 de Outubro de 1994 'Creep' foi lançado como carro chefe do 2º álbum do TLC. Porém, depois de meses escalando posições nos charts, no dia 28 de Janeiro de 1995 o single alcançou o topo da parada mais concorrida do planeta, o Hot 100 da Billboard.
Em 1995, o futuro parecia promissor para o TLC - a rapper Lisa "Left Eye" Lopes, 23, e as cantoras Rozonda "Chilli" Thomas, 24, e Tionne "T-Boz" Watkins, 24 - que alcançou o topo das paradas pela primeira vez com o furtivo "hino da traição" intitulado 'Creep'. A faixa, um dos quatro hits Top 5 do segundo álbum do TLC, ajudou a fazer do álbum o mais vendido por um grupo feminino na história, tendo vendido mais de 23 milhões de cópias, segundo a Nielsen Music, e garantido ao grupo outro importante título, o de primeira banda feminina a receber um disco de diamante na história da música mundial. O recorde do 'CrazySexyCool'  só foi batido (mundialmente) pelas Spice Girls, com o álbum 'Spice', mas nos EUA o título de álbum feminino mais vendido ainda pertence ao TLC.

Mas o sucesso de vendas de álbuns e singles não se traduz em uma bonança financeira para o grupo. Em julho de 1995, enquanto TLC estava em 1º lugar com o terceiro single do 'CrazySexyCool', 'Watefalls', o grupo declarou falência, anunciando que deviam mais de 3,5 milhões de dólares. Quando isso aconteceu, em 1996, a Billboard chamou a falência do grupo de "abrir de olhos" e informou que "os números refletiram as práticas contábeis bizantinas das gravadoras." (fonte: billboard.com)

Abaixo, vídeo da coletiva de impressa do grupo no Grammy Awards de 1996, onde elas revelaram, com muita sinceridade, a situação do grupo, FALIDAS, mesmo tendo o álbum e os singles mais vendidos do ano e tendo ganhado tantos prêmios:
                             

Mas voltando ao tema principal, o single 'Creep', é válido todos saberem que o clipe da canção teve três videoclipes gravados, mas o mais sofisticado e que mostrava maior evolução visual do TLC desde seu debute 'Ooooooohhh...On The TLC Tip' (1992), é o que acabou sendo lançado. Confira o clássico clipe marcado pelas pijamas esvoaçantes e coloridas, e a coreografia marcante de 'Creep':
                           

Uma das versões não lançada do clipe acabou sendo liberada em 2013 pelo diretor Lionel C.Martin. No vídeo em questão as garotas ainda mantêm um pouco do visual do primeiro álbum e foi rodado em um cenário mais urbanos e menos sofisticado. Assistam!
                           

Uma outra curiosidade interessante é que a rapper e líder da banda, Lisa "Left Eye" Lopes, era, como ela mesmo disse no especial Behind The Music, "100% contra 'Creep'". Lisa, que foi vítima de traição de seu então noivo, o jogador de futebol americano Andre Rison, e não deixou barato (incendiou a mansão do cara) não concordava com a letra de uma música que abordava a aceitação de uma traição e a humilhação da pessoa traída, que se rastejava para ter por perto o ser que lhe traiu. Por conta de tal discordância, Lisa chegou a dizer que não iria aparecer no clipe da música,  inclusive no videoclipe oficial é possível ver que lisa não estava levando muito a sério a gravação do mesmo, bagunçando nas coreografias, etc...

Mas, em um dos vários remixes MARAVILHOSOS do single foi incluído um rap incrível de Lisa, colocando em foco seu ponto de vista sobre o tema abordado na canção e, mais uma vez, abordando os riscos do HIV em uma relação sexual irresponsável. Escute o remix no player abaixo!
                              
Abaixo você curte uma playlist que montamos com 5 vídeos de apresentações ao vivo do TLC performando 'Creep', desde a clássica performance do medley 'CrazySexyCool' (VMA de 1995), passando pela apresentação no Saturday Night Live (1995), Fannail Tour (1999) com direito ao rap ao vivo de Left Eye e em 2014, na filmagem amadora que um fã fez da dupla se apresentando no Beacon Theatre:

          

Pra finalizar mais duas pequenas curiosidades sobre 'Creep', dessa vez sobre o desempenho do single nas paradas. Em 1995 o single ficou em 3º lugar no chart de singles mais vendidos do ano, segundo o Hot 100 da Billboard. Em 1999 'Creep' apareceu na posição 21 dos singles mais vendidos da década (1990-1999), também segundo o Hot 100 da Billboard. É MUITO PODER!!!

Colabore com a campanha de lançamento do próximo álbum do TLC, que destinará toda a renda para a produção do novo disco do grupo. Você compra um dos pacotes disponíveis no kickstarter e garante brindes e mimos exclusivos (desde vinis autografados do álbum à uma festa com o TLC) e também será um dos primeiros a ouvir o trabalho antes mesmo dele ser lançado. Basta acessar o site kickstarter.com e fazer a sua colaboração. 

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

@rollingsoulbrasil

Siga