SAUDADES: 11 anos sem Aaliyah!



25 de Agosto de 2001, data em que o Hip-Hop e o RnB se apoiaram um no ombro do outro e choraram juntos uma grande perda. Hoje, 25 de Agosto de 2012, 11 anos depois, eles ainda lamentam a dor de um pai que perde sua cria, mas mantém eternamente acesa a alegria e o orgulho dos feitos de seu filho, nesse caso filha. Aaliyah Dana Haughton, simplesmente Aaliyah, ou ainda mais carinhosamente falando ‘Baby Girl’, esse é o nome da filha prodígio que tão cedo partiu.
Nascida nos Estado Unidos, mais precisamente no Brooklyn, em 16 de Janeiro de 1979, Aaliyah acabou se mudando para Detroit. Seu nome é sinônimo de grandeza até no significado, Aaliyah = “the most exalted one”, que em Português significa “a mais exaltada”. Desde pequena ela sempre demonstrou seu gosto por música, chegando a se apresentar em programas de TV.
 O “Star Search” (uma espécie de show de calouros nos moldes do programa do Raul Gil) foi o programa que revelou a pequena, quando aos seus 10 anos de idade ela se apresentou cantando “My Funny Valentine” 

                                 Aaliyah no "Star Search" cantando "My Funny Valentine"

Em sua curta carreira Aaliyah lançou 3 albuns, “Age Ain’t Nothing but A Number” (1994, pela Jive Records), “One In A Million”(1996, pela Atlantic Records),  e “Aaliyah” (2001, pela Virgin Records). Esses três trabalhos foram suficientes para eternizá-la. 
Além dos 3 álbuns ainda foram lançadas 2 compilações póstumas, "I Cara 4 U" (2002, pela Universal Music) e "Ultimate Aaliyah" (2005, pela Blackgroung). E ao todo foram 26 singles lançados. 
Aaliyah também teve 12 de suas músicas em trilhas sonoras de filmes, tendo concorrido ao Oscar de "Melhor Canção Original" e ao Globo de Ouro, na mesma categoria, com a música "Journey To The Past" (trilha de "Anastacia"). Em ambas premiações ela perdeu para Celine Dion e seu (tenebroso) hit "My Heart Will Go On", trilha de "Titanic".
                                                   Aaliyah ao vivo no Oscar, cantando "Journey To The Past"
Aaliyah teve a sorte de trabalhar com verdadeiras feras da música, seu primeiro trampo, ainda na adolescência, foi produzido por ninguém menos que R.Kelly, que veio a se tornar seu esposo. O casamento ilegal de Aaliyah com R.Kelly foi um escândalo na época, pois ele tinha 12 anos a mais que ela. Mas o BOOM de sua carreira veio mesmo quando ela conheceu Timbaland e Missy Elliott, com esses dois ela fez uma coleção de hits e o seu nome ecoou ao som de batidas inovadoras e revolucionárias nos 4 cantos do mundo. 
Aalyiah com R.Kelly                                                   Aaliah com Missy elliott & Timbaland              
Com tanto sucesso na carreira musical a Aaliyah ainda resolveu se arriscar nos cinemas, e deu certo, ela estrelou em 2000 o filme “Romeu Tem Que Morrer”, ao lado de Jet Li. A trilha sonora do filme contava com 3 músicas da Aaliyah, e dessas músicas o hit "Try Again" foi o grande carro chefe. 
Um ano depois de sua morte foi lançado o filme “A Rainha dos Condenados”, onde ela encarnava a Rainha dos vampiros.
   Romeu tem Que Morrer (2000)                                                   A Rainha Dos Condenados (2002)
Antes de falecer, a "Princesa do RnB", ou “Rainha do Pop Urbano” (como também era conhecida) lançou seu terceiro álbum, o “Aaliyah” em 2001. Foi nessa época que Aaliyah viajou para as Bahamas para gravar o vídeo de seu single "Rock The Boat", infelizmente no retorno para casa o jatinho que levava a cantora/atriz caiu no oceano e ela e todas as outras pessoas que estavam no avião morreram. Na perícia foi contatado que o piloto poderia estar sob efeito de Cocaína e álcool e o avião estava sobrecarregado.

 
                                   
                                Aaliyah no "Top 25, Momentos Mais Chocantes do BET"
Após sua morte foram lançadas duas coletâneas, "I Care 4 U"(2002) e "Ultimate Aaliyah"(2005).  Desde então se fala muito no lançamento de um album póstumo recheado de faixas inéditas, mas a família de Aaliyah sempre disse ser contra tal lançamento. Porém esse ano os boatos de um novo álbum ressurgiram e tal álbum pode ser lançado ainda esse ano. Ao que tudo indica o rapper Drake, fã incondicional da cantora, está envolvido na produção. há poucas semanas atrás foi liberada na rede a faixa "Enough Said", onde ele canta com Aaliyah.
                                                Drake com quadro da Aaliyah

Todos aguardamos por novidades, mas acredito que não seria justo um lançamento de músicas da Aaliyah sem a participação de Timbaland e Missy Elliott, que fizeram a diferença no estilo e nas batidas das músicas dela. Sem falar que eles conviveram com ela, foram e ainda são muito próximos da família. Recentemente o Timbaland assumiu que era apaixonado pela Aaliyah, Missy Elliott sempre faz questão de homenageá-la em seus trabalhos. Então acredito que perderia muito da essência da artista nessa produção “fanmade”.
Em suma, Aaliyah deve ser sempre lembrada e celebrada pela sua beleza, carisma, talento e por ter influenciado uma geração de cantoras e artistas de todos os estilos, servindo de inspiração até os dias de hoje.

AALIYAH, A MAIS EXALTADA DAS ESTRELAS!

                                     Para ler escutando o fantástico "THE MOST EXALTED MEGAMIX (2012)"

TOP 10 AALIYAH:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

@rollingsoulbrasil

Siga