15 anos de "FanMail" e 15 Curiosidades Que Talvez Você Não Conheça Sobre o Álbum



23 de Fevereiro de 1999, finalmente chegava às lojas de todo o mundo o 3º álbum das Americanas que mudaram a cara do R&B no início dos anos 90, o "FANMAIL", do TLC. Hoje, 15 anos depois, relembramos os fatos e feitos de uma das eras mais importantes na história do TLC e do R&B, com 15 curiosidades, que talvez você não conheça, relacionadas ao álbum, que é considerado aquele que introduziu o R&B no novo milênio ou vice-versa.

Vamos lá, mas antes de mais nada, ative o player abaixo e leia escutando o próprio "FanMail": 



01 - Você sabia que o "FanMail"(1999) foi o 1º álbum do TLC em 5 anos, marcando o retorno delas desde o clássico "CrazySexyCool"(1994), e que seu título é uma homenagem aos fãs que se comunicavam com o TLC através de cartas e e-mails?
As meninas juram que liam todas as cartas que recebiam de seus fãs, e em agradecimento, Lisa (que também "batizou" os outros álbuns do grupo) teve a ideia de homenageá-los, intitulando o 3º disco do trio como "FanMail". O álbum traz o nome de milhares de fãs do mundo todo em um pôster dobrável que compõe o encarte do cd.



02- Em 1994 "CrazySexyCool" se tornou o 1º álbum de um grupo feminino a receber disco de diamante e ganhou o título de álbum de Hip-Hop mais vendido da história (até aquela data). Porém seu recorde de álbum mais vendido por uma banda feminina foi quebrado em 1996, pelas Inglesas apimentadas do Spice Girls.
O TLC queria novamente ultrapassar seus limites com as vendas do "FanMail". As 3 meninas apostaram em 20 milhões de cópias (até hoje o "CrazySexyCool" já vendeu mais de 22 milhões de cópias) nas vendas do 3º disco da banda. Elas declararam que 20 milhões é o número mágico e que qualquer número menor que esse seria decepcionante.
Infelizmente elas se desapontaram, mesmo com todo o sucesso comercial, prêmios e #1s, mundialmente "Fanmail" vendeu cerca de 11 milhões de cópias, sendo 4,5 milhões apenas nos EUA, rendendo ao grupo 6 discos de platina dentro de seu país de origem e se tornando o 10º álbum mais vendido do ano, segundo a Billboard.



03- Outra curiosidade que não é nova, mas talvez muita gente não saiba; o single "Baby One More Time", mega hit que introduziu a Princesa do Pop, Britney Spears, ao mundo, foi escrito para estar no "Fanmail".
Pois é! Porém, depois de escutarem a demo as meninas não concordaram com a letra. Alguns anos depois, Tionne chegou a declarar em publico que não se arrepende de não ter gravado a música. Ela diz que não tem nada contra Britney, que até curte seu trabalho, mas que a música não combina com a mensagem do TLC. A música também foi oferecida à boyband Britânica 5ive, para o 1º álbum dos meninos, mas eles também recusaram. No final das contas Britney gravou "Baby One More Time", que acabou se tornando seu maior hit.



04- O hit "Unpretty", juntamente com "No Scrubs", "Unpretty" foram os o maiores hits do grupo nas terras Tupiniquins, e os singles que garantiram sua popularização em todo o planeta. O que talvez você não saiba, é que a belíssima "Unpretty" é na verdade um poema escrito por T-Boz e retirado do seu livro "Thoughts".
T-Boz inspirou-se em suas próprias inseguranças durante sua adolescência em Atlanta, para escrever o poema  "Unpretty".  
"Eu era conhecida como a doente (T-Boz sofre de Anemia Falciforme) que não podia fazer coisas normais que toda criança fazia. Eu não podia ir nadar porque a água estava muito fria, eu tinha que beber leite especial para bebês por causa dos meus ossos. Sentia-me feia." - Declarou a cantora
 O cantor/produtor Babyface, achou o poema belíssimo e acreditou que poderia facilmente virar um hit nos charts. Junto com Tionne, ele musicou o poema que se tornou um hino e mais um #1 para o TLC.


05- Para o álbum foi criado uma especie de android-rapper, a Vic-E (Vikki), que participa de algumas faixas, inclusive do Rap da bombástica "Silly Ho". Além de dar um toque futurístico ao álbum, a voz desenvolvida em estúdio foi também uma maneira de substituir Left Eye em algumas faixas. Já que a rapper estaria faltando muito às seções de gravações, inclusive a versão de "No Scrubs" que entrou no álbum não tem o Rap da Lisa. O rap foi gravado depois que o álbum já estava masterizado. Lisa estava infeliz com os rumos que estava tomando o projeto do álbum futurístico que ela tanto sonhou desde antes do TLC estourar. Mais tarde, a "androide" Vic-E apareceu no moderno (para a época) e interativo site do grupo e também no telão da turnê do álbum.



 
06- Apesar das tretas com o Dallas Austin e com as outras integrantes, durante o processo criativo do "Fanmail", Lisa buscou estar presente o máximo que pôde (mesmo querendo abandonar o barco) e foi a responsável por desenhar o palco da Fanmail Tour. 




07- E falando em FanMail Tour...TLC teve seu recorde de vendas de álbuns batido por outra girlband, mas até hoje nenhum grupo feminino conseguiu bater o recorde de turnê mais lucrativa da história. O recorde é mantido pelo grupo, justamente com a FanMail Tour. A turnê é até hoje a mais bem sucedida de uma banda feminina, mesmo não tendo cumprido sua segunda etapa, por causa dos problemas de saúde de T-Boz.  
Foi também durante a turnê, que Lisa tomou chá de sumiço com seu então namorado, o modelo Sean Newman, e deixou a mídia, a polícia especializada dos EUA, familiares, amigos e fãs de cabeça quente. O casal havia sido visto pela última vez na premiação do Mobo Awards 2000. Tempos depois, todos ficaram sabendo que Lisa e seu namorado estavam em Honduras. 







08-  Na época um dos shows da turnê foi gravado para ser exibido em um especial para a TV à cabo. O especial "TLC: SOLD OUT" foi transmitido pela HBO. O show quebrou o recorde de maior audiência de um programa exibido em canal fechado. No dia em que foi filmado o show quase foi cancelado, por conta de uma forte tempestade e ameaça de tornado, mas mesmo assim a arena estava lotada e tudo correu bem.




09- É fato que existe uma certa "birra" entre os fãs do TLC e das Destiny's Child, apesar de integrantes do Destiny's Child já terem declarado que se inspiraram no TLC, e dos grupos afirmarem não ter nada um contra o outro. Porém na época que "No Scrubs" (do TLC) e "Bills, Bills, Bills" (das DC) estouraram, a mídia questionou que os dois grupos estariam discutindo sobre um mesmo tema, e que as Destiny's Child estariam copiando o TLC (já que No Scrubs foi lançado antes), vale lembrar que Kandi Burrus está presente na composição das duas músicas. Quando questionada sobre a semelhança entre os dois hits, Chilli declarou:
"Você tem que prestar atenção na letra, elas (as Destiny's Child) estão falando de 'CONTAS'. Falando dos caras bancando elas, pagando suas dívidas, contas de telefone, essas coisas. Em 'No Scrubs' eu não estou cantando que alguém tem que fazer alguma coisa por mim. Estou falando de um cara que não tem uma vida organizada, e que não tem nenhuma perspectiva de mudança, ele não cuida de seus filhos, ele é um sanguessuga sem vida própria. Isso é totalmente diferente. Eu quero muito que as pessoas entendam que "Bills" e "Scrubs" são duas músicas totalmente diferentes, assim como os temas abordados."



10- Falando em Destiny's Child... Sabia que elas, as Destiny's Child, ao lado do Ideal, Marc Nelson e K-Ci & JoJo foram os artistas de apoio que abriram grande parte dos shows da 1ª etapa da FanMail Tour?
Exatamente! A turma da Beyoncé tiveram essa honra, assim como também, o grupo Blaque (Girlband agenciada e produzida por Left Eye) e a Pop Star, Christina Aguilera, que na época estava divulgando seu primeiro álbum:
"Bem, próximo passo é continuar promovendo meu álbum, e então em Novembro eu entrarei em turnê com o TLC" - Christina Aguilera em entrevista no ano de 1999







11- Uma das faixas mais "ousadinhas" do "FanMail" é  sem dúvida "I'm Good At Being bad", e ela foi inspirada em "What About", do controverso álbum "The Velvet Rope"(1997), da Janet Jackson. As duas músicas foram produzidas pelos mesmos produtores.






12- A bem sucedida e interrompida turnê do 3º álbum do TLC foi encerrada em Atlanta, terra natal do grupo, no dia 29 de Janeiro, um dia antes de ter sido dado início ao Super Bowl XXXIV na cidade.
 No encerramento da turnê, o TLC recebeu a chave da cidade e o Prefeito Bill Campbell declarou que a partir daquele ano, o dia 29 de Janeiro era oficialmente a data de comemoração do "TLC DAY" (Dia do TLC)  em Atlanta.



13- "No Scrubs" é de longe o hit do TLC mais conhecido no Brasil, você pode não conhecer o grupo, mas com certeza já ouviu a música ou assistiu ao clipe, que incontáveis vezes foi #1 nos bons tempos do Top 10 MTV.
Mas e se eu te disser que a ideia original do videoclipe não era a que nossos olhos conhecem?
É isso aí, a versão que conhecemos, dirigida por Hype Williams e inspirada em "Scream" do Michael Jackson, que traz toda a atmosfera futurística do álbum, é na verdade a segunda versão do clipe. A primeira versão do vídeo, que começou a ser filmada, era bem diferente. Mostrava uma manifestação publica de mulheres revoltadas, com placas de "NO SCRUBS", etc...Porém o clipe não chegou a ser finalizado e a ideia foi vendida e aproveitada no clipe "Caught Out There", da nossa querida Kelis.


14- Apesar de todo estrondo que o álbum "FanMail" fez em 1999/2000, o disco teve apenas 3 videoclipes. Isso porque a relação das meninas andava meio abalada, Lisa ainda estava infeliz com os rumos do grupo, queria seguir carreira solo e ao se sentir desafiada e pressionada pelas outras integrantes e pela gravadora, ela lançou um desafiou para que cada uma lançasse um cd solo no mesmo dia pra ver quem vendia mais:
"Eu desafio Tionne 'Player' Watkins (T-Boz) e Rozonda 'Hater' Thomas (Chilli) para um álbum intitulado The Challenge, um conjunto de 3 CDs que contém três discos solos. Cada (álbum) será lançado pela gravadora até o dia 1º de Outubro de 2000 ". - Lisa "Left Eye" Lopes
Segundo Reigndrop Lopes, irmã caçula de Left Eye, a ideia do desafio era na verdade uma maneira do grupo se livrar de um contrato de 3 discos que prendia o TLC à gravadora. O resultado disso tudo é que os cds solos não foram lançados e o clipe de "Dear Lie" (último retirado do FanMail) teve que ser filmado sem a Lisa. 
Mais tarde, quando ela esfriou a cabeça e resolveu filmar o clipe, suas cenas foram incluídas através de edição. Perceba que até o figurino (e tecido do mesmo) da Lisa é diferente do das outras duas meninas. O figurino de Lisa foi preparado de última hora por seu tio e estilista Kyle. Dizem que Lisa estava muito triste na gravação desse clipe, era só ela e a equipe de filmagem no set.

15- Por fim vamos aos prêmios que o "FanMail" ajudou o  TLC a levar para casa:
America Munic Awards 2000:
Favorite Band, Duo or Group – Soul/Rhythm & Blues

Grammy Awards 2000:
Best R&B Album - FanMail
Best R&B Performance by a Duo or Group with Vocal - No Scrubs
Best R&B Song - No Scrubs

VMA 1999:
Best Group Video -  No Scrubs

Soul Train Lady of Soul Awards 2000:
Aretha Franklin Award (Entertainer of the Year) - TLC
Best R&B/Soul Album of the Year – Group, Band or Duo - FanMail
Best R&B/Soul Single – Group, Band or Duo - No Scrubs

Soul Train Music Awards 2000
FanMail Best R&B/Soul Album – Group, Band or Duo
"No Scrubs" Best R&B/Soul Single – Group, Band or Duo

  1. 1
  2. 2
  3. 3

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

@rollingsoulbrasil

Siga