Rolling (Soul) ARTS - GRAFITE




Derivado da palavra italiana sgraffito- rabisco,ranhura-, o grafite existe desde os primórdios da humanidade.A maioria das figuras,como as encontradas nas Grutas de Lascaux, na França,eram gravadas nas paredes das cavernas com ossos ou pedras.Porém, ao formar silhuetas usando ossos furados para soprar o pó colorido em volta das mãos, os primeiros homens também anteciparam a técnica do estêncil e do spray.Mais tarde durante a segunda guerra mundial os nazistas usaram inscrições para provocar o ódio contra os judeus e os dissidentes. Contudo, o grafite também foi importante para os movimentos de resistência  como forma de disseminar seus protestos entre o grande público.

Grutas de Lascaux

 O grafite atual começou a se desenvolver no final da década de 1970, em Nova York e na Filadélfia, onde os artistas pintavam seus nomes em muros ou nas estações de metrô ao redor de Manhattan. A configuração singular da cidade de nova York- na qual se encontram, lado a lado, as ruas sujas do Harlem e o ambiente glamouroso da Broadway- parece ter sido solo fértil para os primeiros artistas grafiteiros,reunindo diferentes culturas e problemas de classe em um único lugar. Esse ambiente alimentou uma batalha artística contra os donos do poder na sociedade e possibilitou que certos artistas saíssem da pobreza e do gueto.

E a medida que esses grafiteiros visitavam outros lugares , o fenômeno do grafite espalhou-se por todo pais, e logo chegou a Europa. Com o hip-hop, o punk, o grafite foi introduzido em quase todos os países ocidentais e também orientais  influenciados pelo Ocidente.

Aqui no Brasil o grafite alcançou notoriedade mundial nos últimos anos devido a seus desenhos figurativos, simples e exemplares. São Paulo e Rio de Janeiro são o centro do movimento do grafite brasileiro ostentando grande numero dos artistas elogiados internacionalmente. E  é uma das manifestações artísticas que mais cresce hoje na periferia brasileira, dando a oportunidade de muitos irem além do grafite. 





Hoje  no aniversario de 1 ano da Rolling Soul estamos convocando  você que é Grafiteiro (ou não) a  nos mostrar seu trabalho. 
Queremos divulgar novos talentos da arte urbana brasileira .

Entre para a nossa galeria mandando seu material (FOTOS dos seus melhores trabalhos, sua tag ou o nome da sua crew ,um release (uma  biografia), mande o endereço do seu blog/Flickr/Portifolio e uma foto sua ou da sua crew ) para  rollingsoulbrasil@gmail.com  e colocando no assunto: Rolling Arts!

\

Entraremos em contato com os artistas selecionados.




*texto baseado no livro O mundo do grafite -Nicholas Ganz

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

@rollingsoulbrasil

Siga